cover
Tocando Agora:

Palmeiras é Bi | Conquista novamente o Campeonato Brasileiro e o 12º título nacional

A trajetória do campeão ficará marcada como uma das reviravoltas mais incríveis de todos os tempos no país. É bi (2022|2023)

Palmeiras é Bi | Conquista novamente o Campeonato Brasileiro e o 12º título nacional
Palmeiras levanta a taça Campeão Brasileiro 2024. Foto: Ste Oficial do Palmeiras

  •   Futebol  
  • Notícia:Edição/ Aroni Fagundes/07.12.2023

Um campeonato mais imprevisível dos últimos anos. Quando não restavam mais dúvidas sobre o título  voltar para o Botafogo após 28 anos, um declínio vertiginoso do time alvinegro colocou o Palmeiras voltar à batalha. Imponência, equilíbrio e força mental, fizeram o clube alviverde erguer a 12ª  taca do Campeonato Brasileiro. 

A trajetória do campeão ficará marcada como uma das reviravoltas mais incríveis de todos os tempos no país. Líder por 31 rodadas, o Botafogo encerrou o primeiro turno com 13 pontos de vantagem sobre o Palmeiras, então terceiro colocado. E o time carioca ainda chegou a abrir 14 pontos da equipe paulista, na 15ª e na 27ª rodada (o Verdão estava, respectivamente, em sexto e em quinto lugar). Àquela altura, faltando 11 rodadas para o fim, o Palmeiras perdeu o meio-campista titular Gabriel Menino por grave lesão no tornozelo direito, e desde a 21ª rodada não contava mais com o atacante Dudu, ídolo e referência do time, que rompera os ligamentos do joelho direito.

A Virada Histórica começou a ganhar força na 29ª rodada, quando o Palmeiras venceu ou o São Paulo por 5 a 0 (repetindo e diminuiu a diferença para nove pontos em relação ao Botafogo, que tinha uma partida a menos. Na 30ª, ainda com um jogo a mais que os cariocas, a desvantagem caiu para seis pontos.

Na 32ª rodada, o Palmeiras chegou aos mesmos 59 pontos do Botafogo, números que se mantiveram na 33ª. O time carioca, então, disputou o seu jogo atrasado, empatando e indo a 60 pontos. E na 34ª, definitivamente, o Verdão assumiu a ponta com a vitória  por 3 a 0 sobre o Internacional e o empate do Botafogo com o RB Bragantino, que também brigava pela liderança.

Diante do Cruzeiro, a conquista foi sacramentada com um gol de Endrick, num jogo em que o Verdão foi superior, mas terminou empatado por 1 a 1. O Mineirão, assim, tornou-se o sexto palco diferente de um título brasileiro do Palmeiras, juntando-se a Allianz Parque, Morumbi, Pacaembu e Maracanã.

Fonte: Site oficial do Palmeiras (07.12.2023)