cover
Tocando Agora:

Congresso Nacional promulga a reforma tributária com a presença dos presidentes dos três poderes

Proposta, que prevê unificação de cinco tributos, passará a valer. Mudança começa em 2026, com transição até 2033

Congresso Nacional promulga a reforma tributária com a presença dos presidentes dos três poderes
Fernando Haddad, Lula, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira promulgam a Reforma Tributária | Foto: Lula Marques:/ Agência Brasil

️  IMPOSTOS  ️ Edição/ Aroni Fagundes/20.12.2023

Congresso Nacional promulgou em sessão solene nesta quarta-feira (20)reforma tributária, considerada fundamental para simplificar a cobrança de impostos no país.

A sessão solene contou com a presença dos presidentes dos três poderes: presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Congresso NacionalRodrigo Pacheco, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

O plenário da Câmara, onde se realizam as sessões do Congresso, estava lotado. A chegada de Lula foi tumultuada e ovacionada por deputados e senadores aliados

Em protesto, durante a execução do hino nacional, parlamentares da oposição ficaram de costas para a mesa das autoridades. Depois, vaiaram o presidente durante seu discurso.

Pela proposta de emenda à Constituição (PEC), cinco tributos serão substituídos por dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs) — um gerenciado pela União, e outro com gestão compartilhada entre estados e municípios:

️ Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS): com gestão federal, vai unificar IPI, PIS e Cofins;

️ Imposto sobre Bens e Serviços (IBS): com gestão compartilhada estados e municípios, unificará ICMS (estadual) e ISS (municipal).

  • As informações são do Portal de Notícias g1 (20.12.2023)