cover
Tocando Agora:

Economia | Cartão de crédito: Teto dos juros no rotativo começa a valer as novas regras

Conforme regras definidas em dezembro, dívida total não poderá superar o dobro do valor principal

Economia | Cartão de crédito: Teto dos juros no rotativo começa a valer as novas regras
O crédito rotativo do cartão de crédito, hoje a linha de crédito mais cara do mercado para pessoa física | Foto;Divulgação

️  CARTÃO DE CRÉDITO  ️ Edição/ Aroni Fagundes/02.01.2024

Começam a valer as  novas regras que limitam os juros cobrados nas dívidas no cartão de crédito, os mais elevados do setor financeiro para as pessoas físicas. A regra foi estabelecida em dezembro, em decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN).

A partir de agora, o juro no rotativo do cartão não poderá ultrapassar 100% do valor principal da dívida. Dessa forma, a dívida total de quem atrasa a fatura do cartão de crédito não poderá superar o dobro do débito original. 

O Ministério da Fazenda comunicou nesta terça-feira que o teto para a taxa de juro no rotativo do cartão de crédito começa a valer a partir de amanhã(03), em função do feriado de 1° de janeiro.

De acordo com dados do Banco Central (BC), a taxa média de juros do cartão de crédito rotativo para pessoas físicas ficou em 14,94% ao mês, ou 431,58% ao ano, em outubro de 2023, o dado mais recente disponível.  ️ As informações são do Portal de Notícias OGlobo | 02012024.