cover
Tocando Agora:

IGP-M, conhecido como 'inflação do aluguel', volta a cair em março

Índice acumula quedas de 0,91% no ano e de - 4,26%( negativo ) nos últimos 12 meses

IGP-M, conhecido como 'inflação do aluguel', volta a cair em março
Mercado Imobiliário | Reajustes | Foto:CanvaPRO

️  ECONOMIA  ️ Edição/ Aroni Fagundes |  03042024

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), conhecido como "inflação do aluguel" voltou a cair no em março. A deflação no mês foi de 0,47%, demonstrando uma suavização em relação ao mês anterior, quando apresentou uma queda de 0,52%. Com esse resultado, o índice acumula queda de -0,91% no ano e de -4,26%(negativo)nos últimos 12 meses.


Como o IGP-M é utilizado? 
O IGP-M é um dos índices componentes de fórmulas paramétricas utilizadas por empresas de telefonia e de energia elétrica, respondendo parcialmente pelos reajustes tarifários desses segmentos. O Índice Geral de Preços – Mercado também é utilizado como o indexador de contratos de empresas prestadoras de serviço de diversas categorias, como educação e planos de saúde. Além disso, o IGP-M se popularizou por ser amplamente utilizado como referência para o setor imobiliário, para o reajuste de contratos de aluguel. 


Por seu histórico regular de divulgação desde a década de 1940, o IGP-M também é citado em vários contratos público-privados dos mais variados segmentos. Alguns de seus componentes, como o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), também servem de referência para reajustes de preços.  ▶ As informações são do Portal de Notícias FGV.

Comentários (0)