cover
Tocando Agora:

Lula ao lado de cúpula da República, defende pacto e garante reconstrução do RS

Ao lado de Lira e Pacheco, presidente afirmou que 'não haverá impedimento da burocracia' para recuperar o estado.

Lula ao lado de cúpula da República, defende pacto e garante reconstrução do RS
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Sobrevoo em Porto Alegre, Porto Alegre - RS. Foto: Ricardo Stuckert / PR

️  TRAGÉDIA  |  RS  ️ Edição/ Aroni Fagundes | 06052024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que "não haverá impedimento da burocracia" para a recuperação do Rio Grande do Sul, atingido nos últimos dias por fortes chuvas. Lula também disse ao governador Eduardo Leite (PSDB) que o governo federal irá recuperar as estradas estaduais que foram destruídas.

Lula desembarcou na Base Aérea de Canoas, neste domingo(05) às 10h28min, acompanhado dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara, Arthur Lira, do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, de 13 ministros de Estado, além da primeira-dama Janja Lula da Silva.  No total, 72 pessoas formaram a comitiva presidencial.

Ainda na base aérea, Lula, o governador Eduardo Leite e os ministros embarcaram em três helicópteros para sobrevoar zonas alagadiças.


No  3° Regimento de Cavalaria de Guarda, no bairro Partenon, na Capital, Lula conduziu uma rápida reunião, na qual discutiu as prioridades do Estado para resgates e emergências, em resposta a um diagnóstico da situação e uma lista de demandas apresentadas pelo governador.


— O Brasil deve muito ao Rio Grande do Sul. Nós vamos dar tudo que o Estado merece — afirmou Lula em seguida,, em um auditório acanhado que reunia aliados políticos e opositores ferrenhos.


Ao final, Lula pediu à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a elaboração de um plano nacional de prevenção à desastres climáticos. ▶ As informações são dos Portais de Notícias | O Globo | GZH | Agência Brasil de Notícias (05052024)