cover
Tocando Agora:

Eleições 2024: Desafios para os partidos, novas regras e redução de cadeiras em Candelária

A Câmara de Vereadores tem um papel fundamental de, principalmente, fiscalizar o Poder Executivo, e atender e informar as pautas e demandas da população.

Eleições 2024: Desafios para os partidos, novas regras  e redução de cadeiras em Candelária
A procura de pré canditados./Foto:Canva/Arte:Aroni Fagundes

Os novos números do  Censo 2022 impactaram diretamente no número de vereadores  de Candelária , reduzindo de 13 para 11  cadeiras, para a próxima eleição em 2024. A Constituição Federal estabelece o mínimo e máximo de vagas nas câmaras municipais conforme o número de habitantes.

Essa redução populacional traz também, reflexos diretos que podem impactar nas políticas públicas, como na distribuição dos recursos da União aos municípios, que é feita de acordo com o número de habitantes.

 As chances de reeleição podem diminuir e quanto menos vagas, mais acirrada a disputa pelas vagas do legislativo, exigindo dos partidos novas estratégias e mobilizações.

Diante da aplicação das novas regras que serão responsáveis por balizar as eleições de 2024, o grande desafio que surge, vai forçar os partidos buscarem eleger novos critérios para as escolhas de suas nominatas que é lançar 100% do número de cadeiras no legislativo municipal, mais um. No caso de Candelária, agora nas eleições de 2024, poderá lançar apenas 12 nomes, visto que a Câmara de Vereadores deverá ser composta por 11 vereadores, de acordo com a Constituição Federal, em razão da redução da população apontada no Censo do IBGE

Portanto, quanto mais cedo a marca do pré-candidato começar a ser definida, mais forte ele chegará à campanha eleitoral . É importante ficar atento na máxima do Marketing Político - Não é o que te trouxe até aqui, que te levará adiante!

Roteiro/Edição e Arte: Aroni Fagundes