cover
Tocando Agora:

Vendas no varejo avançam 0,9% em abril, quarto mês no campo positivo, diz IBGE

As vendas do setor de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação cresceram 14,2% em abril

Vendas no varejo avançam 0,9% em abril, quarto mês no campo positivo, diz IBGE
Vendas no varejo cresceram em abril | Foto: CanvaPRO| Foto: CanvaPRO

PESQUISA COMÉRCIO | Edição:Aroni Fagundes

Na passagem de março para abril, as vendas no comércio varejista no país cresceram 0,9%, atingindo o maior patamar da série. Esse foi o quarto resultado positivo seguido do setor, que acumula alta de 4,9% no ano e de 2,7% nos últimos 12 meses. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (13) pelo IBGE.

Das oito atividades pesquisadas, cinco avançaram em abril, com destaque para hiper, supermercados, produtos  alimentícios, bebidas e fumo (1,5%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (14,2%), que exerceram as principais influências sobre o resultado geral.
Vendas avançam 2,2% na comparação com abril de 2023

As vendas do varejo avançaram 2,2% na comparação com abril do ano passado. O crescimento foi disseminado por seis dos oito setores: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (18,9%), equipamentos e material para escritório informática e comunicação (16,1%), móveis e eletrodomésticos (8,0%),  outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,6%), livros, jornais, revistas e papelaria (2,4%) e  combustíveis e lubrificantes (1,8%).
Mais sobre a pesquisa

A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação.
Com informações do portal de notícias | agenciadenoticias.ibge.gov.br ( 13062024|09h09)

Comentários (0)