cover
Tocando Agora:

Selic: Brasil tem o 2º maior juro real do mundo, após decisão do Banco Central

País fica atrás apenas da Rússia em lista com 40 economias

Selic:  Brasil tem o 2º maior juro real do mundo, após decisão do Banco Central
Taxa Selic: Copom segurou Selic em 10,5%, interrompendo ciclo de queda iniciado em agosto do ano passado

ECONOMIA | Edição: Aroni Fagundes

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) em manter os juros em 10,5% coloca o Brasil na segunda colocação com o maior juro real entre 40 países, informou o portal de notícias da CNNBrasil.

A taxa fica em torno de 6,79% ao ano, segundo pesquisa do economista Jason Vieira e divulgada na plataforma MoneYou. O país fica atrás da Rússia, com juros reais de 8,91%.
Os juros reais são a conta considerando a taxa de juros descontada da inflação, e, mais do que a taxa bruta, é o número que de fato afeta a economia.


O cálculo considera tanto a inflação quanto os juros futuros, estimados pelo mercado para 12 meses à frente, já que é a tendência futura dessas duas variáveis o que realmente influencia tanto o andamento da economia quanto as decisões BC para a Selic.


Para a taxa brasileira, a metodologia usou a inflação projetada para os próximos 12 meses pelo mercado e coletada pelo Boletim Focus, que é de 3,96%. Também foi considerada a taxa de juros DI a mercado dos aproximados próximos 12 meses no vencimento mais líquido (Jun 25).