cover
Tocando Agora:

Setembro Amarelo, uma bandeira pela vida – Acolha – Converse - Abrace

Campanha abre uma enorme janela de oportunidade para oferecer ajuda às pessoas que estão passando por dificuldades

Setembro Amarelo, uma bandeira pela vida – Acolha – Converse - Abrace
Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)/ Foto;Divulgação CASSI

Nos últimos anos, o Brasil tem liderado o ranking dos países mais ansiosos do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Fora isso, dados do Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia) referentes ao primeiro trimestre deste ano apontam o Sul como a região brasileira onde há maior prevalência de depressão, com 18,3%. O índice de ansiedade também é alto: nossos três Estados estão em segundo lugar, com 30%, ficando atrás somente do Centro-Oeste, que registrou 32,2%. 

É justamente para falar abertamente sobre o assunto que foi criada, em 2014, a campanha Setembro Amarelo, encabeçada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Muito mais do que tratar exclusivamente de suicídio, o mês é dedicado à promoção da vida e aos esclarecimentos sobre o tema, ainda muito estigmatizado.

CONTINUA  DEPOIS  DA  PUBLICIDADE


Prevenir, diagnosticar e tratar esses transtornos mentais são os primeiros passos para evitarmos os casos de morte autoinfligida. Somente identificando e cuidando dessas doenças é que vamos reduzir o número de suicídios. Para isso, é preciso que a sociedade hasteie a bandeira da vida não somente em setembro, mas em todos os meses do ano. 

  • Fonte: Portal de Notícias GZH/01.09.2023
  • Edição:Aroni Fagundes