cover
Tocando Agora:

Governo do Rio Grande do Sul lança programa de desassoreamento de rios e arroios

O Programa visa desassorear córregos, canais de drenagem e sistemas de águas pluviais para assegurar a estabilidade e proteção de áreas urbanas e ecológicas.

Governo do Rio Grande do Sul lança programa de desassoreamento de rios  e arroios
Programa de Desassoreamento | Foto: Maurício Tonetto/Secom

  • MEIO AMBIENTE
PORTO ALEGRE (RS)   |     O governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira (29/7 o Programa de Desassoreamento  que visa desassorear córregos, canais de drenagem e sistemas de águas pluviais para assegurar a estabilidade e proteção de áreas urbanas e ecológicas.


A iniciativa integra o Plano Rio Grande, um programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado que busca planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica. Com isso, chega a R$ 1,49 bilhão o total de investimentos por meio do plano.

A iniciativa será implementada em dois eixos principais: o eixo 1, que trata de pequenos recursos hídricos, e o 2, que foca em recursos hídricos de médio e grande porte.
O aporte de R$ 300 milhões será destinado para projetos do eixo 1, que envolve a cooperação entre Estado e municípios. Já o eixo 2 contará com ações diretas por parte do Estado.

As prefeituras interessadas poderão pleitear recursos mediante o cadastramento de projetos, com prioridade para os 418 municípios que declararam estado de calamidade ou emergência.
A seleção dos projetos será viabilizada com base em convênios entre Estado e municípios.
As informações são do portal de notícias | estado.rs.gov.br/governo(29092024)