cover
Tocando Agora:

Marketing político e pessoal na construção da imagem do pré-candidato e na conquista de eleitores

As bandeiras levantadas pelo pré-candidato também devem ser condizentes com o seu público-alvo escolhido e não fazer um discurso único para todos os grupos de eleitores

Marketing político e pessoal na construção da  imagem do pré-candidato e na conquista de  eleitores
Eleições 2024 - Construção de imagem e conquistar eleitores/Foto: Canva/Arte:Aroni Fagundes

A avaliação do atual momento político é uma etapa crucial do processo de construção da imagem do candidato. Por meio de pesquisas, é preciso descobrir quais são as demandas e desejos da sociedade em um determinado momento.

Descobrir quem é o público-alvo do candidato também é crucial para a construção de uma imagem adequada e eficiente. Para isso, é necessário fazer pesquisas e definir algumas características (faixa etária, região, classe social etc.) do eleitor em potencial.

E o mais importante: Como o eleitor costuma se identificar com os políticos – ele prefere os tradicionais e conservadores, os populares ou os mais jovens?

Em cima do diagnóstico, será possível traçar algumas estratégias na construção da imagem do pré-candidato

As bandeiras levantadas pelo pré-candidato também devem ser condizentes com o seu público-alvo escolhido e não fazer um discurso único para todos os grupos de eleitores.

E os principais temas abordados antes e durante a campanha, portanto, devem ser definidos a partir das principais queixas da população, respeitando a segmentação dos eleitores (faixa etária ).

PERFIL - ELEITORES DE CANDELÁRIA

Deslize para a direita e veja os totais

Faixa Etária

    Masculino

     %M/T

 Feminino

      %F/T

  Total(T)

      %/TT

16 anos

8

40

12

60

20

0,09

17 anos

54

42,86

72

57,14

126

0,56

18 a 20 anos

365

46,56

419

53,44

784

3,49

21 a 24 anos

800

49,02

832

50,98

1.632

7,26

25 a 34 anos

1.945

48,76

2.044

51,24

3.989

17,74

35 a 44 anos

1.943

47,82

2.120

52,18

4.063

18,07

45 a 59 anos

2.954

49,25

3.044

50,75

5.998

26,68

60 a 69 anos

1.617

47,76

1.769

52,24

3.386

15,06

70 a 79 anos

972

47,3

1.083

52,7

2.055

9,14

Superior a 79 anos

191

44,63

237

55,37

428

1,9

TOTAL(TT)

10.849

48,26

11.632

51,74

22.481

100

  • Roteiro/Edição e Arte: Aroni Fagundes
  • Perfil do eleitores/Fonte:TSE