Marketing político e pessoal na construção da imagem do pré-candidato e na conquista de eleitores
As bandeiras levantadas pelo pré-candidato também devem ser condizentes com o seu público-alvo escolhido e não fazer um discurso único para todos os grupos de eleitores
A avaliação do atual momento político é uma etapa crucial do processo de construção da imagem do candidato. Por meio de pesquisas, é preciso descobrir quais são as demandas e desejos da sociedade em um determinado momento.
Descobrir quem é o público-alvo do candidato também é crucial para a construção de uma imagem adequada e eficiente. Para isso, é necessário fazer pesquisas e definir algumas características (faixa etária, região, classe social etc.) do eleitor em potencial.
E o mais importante: Como o eleitor costuma se identificar com os políticos – ele prefere os tradicionais e conservadores, os populares ou os mais jovens?
Em cima do diagnóstico, será possível traçar algumas estratégias na construção da imagem do pré-candidato
As bandeiras levantadas pelo pré-candidato também devem ser condizentes com o seu público-alvo escolhido e não fazer um discurso único para todos os grupos de eleitores.
E os principais temas abordados antes e durante a campanha, portanto, devem ser definidos a partir das principais queixas da população, respeitando a segmentação dos eleitores (faixa etária ).
PERFIL - ELEITORES DE CANDELÁRIA
Deslize para a direita e veja os totais
Faixa Etária |
Masculino |
%M/T |
Feminino |
%F/T |
Total(T) |
%/TT |
16 anos |
8 |
40 |
12 |
60 |
20 |
0,09 |
17 anos |
54 |
42,86 |
72 |
57,14 |
126 |
0,56 |
18 a 20 anos |
365 |
46,56 |
419 |
53,44 |
784 |
3,49 |
21 a 24 anos |
800 |
49,02 |
832 |
50,98 |
1.632 |
7,26 |
25 a 34 anos |
1.945 |
48,76 |
2.044 |
51,24 |
3.989 |
17,74 |
35 a 44 anos |
1.943 |
47,82 |
2.120 |
52,18 |
4.063 |
18,07 |
45 a 59 anos |
2.954 |
49,25 |
3.044 |
50,75 |
5.998 |
26,68 |
60 a 69 anos |
1.617 |
47,76 |
1.769 |
52,24 |
3.386 |
15,06 |
70 a 79 anos |
972 |
47,3 |
1.083 |
52,7 |
2.055 |
9,14 |
Superior a 79 anos |
191 |
44,63 |
237 |
55,37 |
428 |
1,9 |
TOTAL(TT) |
10.849 |
48,26 |
11.632 |
51,74 |
22.481 |
100 |
- Roteiro/Edição e Arte: Aroni Fagundes
- Perfil do eleitores/Fonte:TSE