cover
Tocando Agora:

Governo do Estado divulga resultado do Índice Municipal da Educação do RS

O IMERS é considerado essencial para colocar em prática a proposta de incluir a educação como critério para a distribuição do ICMS.

Governo do Estado divulga resultado do Índice Municipal da Educação do RS
Índice de desempenho da educação da rede pública municipal (IMERS), de Candelária. Divulgação/Governo RS

Os  resultados obtidos pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), que estabeleceram o Índice Municipal de Educação (Imers) - em  índice medido de 0 a 100 – Candelária atingiu 48,151, bem abaixo da média estadual de 57,19, o que coloca o município  na 406ª posição, no conjunto dos 497 municípios gaúchos.

Os dados foram divulgados na terça-feira (5) pela Seduc RS e estão disponíveis no link https://imersvis.dee.rs.gov.br/

O Índice Municipal de Educação, calculado através das habilidades Português e Matemática dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, aplicadas em 2022. A taxa de aprovação dos estudantes em todos os anos também é levada em consideração.

A adoção do desempenho na educação como critério para a distribuição do ICMS aos municípios foi aprovada pela Assembleia Legislativa em novembro de 2021 a partir de projeto enviado pela administração estadual. A proposta previa a adoção do critério a partir de 2024, representando 10% do total a ser distribuído aos municípios, com a ampliação gradual do percentual até 2029, quando chegaria a 17%.

Com o novo critério, as provas do Saers serão aplicadas anualmente pela Seduc nos municípios, o que permitirá avaliar a evolução dos indicadores.  

  • Fonte :Portal de Notícias do Governo RS