cover
Tocando Agora:

El Niño vai agravar o clima extremo no Brasil em dezembro, dizem especialistas

Previsão de cientistas é que seca se intensifique na Amazônia, assim como o calor no Sudeste e Centro-Oeste e as enchentes no Sul

El Niño vai agravar o clima extremo no Brasil em dezembro, dizem especialistas
Brasil: Calor, seca e chuvas. Foto;Canva/PRO

  •   Clima - Efeitos 
  • Notícia:Edição/ Aroni Fagundes/17.11.2023

O pior ainda está por vir, dizem os cientistas: haverá agravamento dos extremos climáticos no Brasil   à medida que o El Niño avança para o pico de sua atividade, em dezembro, segundo reportagem de O Globo. Os especialistas preveem que a seca na Amazônia se aprofundará, além de haver mais calor no Centro-Oeste e Sudeste e fortes chuvas no Sul. Preocupa a situação do Nordeste, já que a estiagem severa é dada como certa na região no início de 2024.

O ano de 2023 caminha para ser o com mais extremos climáticos simultâneos no país, com uma onda de calor no Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste; seca no Norte e fortes chuvas no Sul. Também deverá ser o mais quente dos últimos 125 mil anos, segundo a Organização Mundial de Meteorologia (OMM).

alerta foi dado nesta quinta-feira no evento “Crise climática e desastres como consequência do El Niño 2023-2024: impactos observados e esperados no Brasil”, que reuniu na Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio, alguns dos maiores climatologistas do país.

  • Fonte: Portal de Notícias o Globo(17.11.2023)

 

Comentários (0)